O QUE É PRONATEC?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal em 2011 com o objetivo de facilitar o acesso ao ensino de qualidade para os brasileiros de todo o país. Ele é a democratização da educação profissional e técnica, aumentando o número de vagas e de instituições por todo o país com bolsa de estudos aos interessados. O Pronatec te oferece uma excelente oportunidade para iniciar a carreira no mercado de trabalho.

QUEM PODE SE INSCREVER NO PRONATEC?

Qualquer brasileiro que tenha concluído Ensino Médio. Em caso de grande procura, o Pronatec priorizará o estudante que tenha cursado o Ensino Médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada.

O ENEM será utilizado como critério de classificação dos alunos para a 1ª e 2ª chamadas do SISUTEC para a Bolsa-Formação. Entretanto, para vagas remanescentes não será obrigatório.

O que são cursos Técnicos e qual a diferença com os cursos superiores?

Os Cursos Técnicos capacitam o aluno para atuar no setor produtivo, com um ensino focado e rápido. O diferencial desta modalidade de ensino está nos conhecimentos práticos, que apresenta métodos e experiências do cotidiano empresarial. Nos Cursos Técnicos, o foco é a empregabilidade. O participante tem acesso imediato ao mercado de trabalho.

Os Cursos Superiores se caracterizam pelo domínio de princípios científicos e tecnológicos próprios, com ênfase em determinado ramo da atividade humana. O curso superior tem maior tempo de duração e uma formação mais generalista.